sábado, 26 de junho de 2010

Agora é matar ou morrer. Agora?


Chega ao fim a fase de grupos da Copa do Mundo 2010. Mas parece que já estávamos nos mata-matas. Pela primeira vez na história, um Mundial não tem nenhum de seus dois finalistas de sua edição anterior na 2ª fase, resultado de campanhas vergonhosas de Itália e França. Os Bléus conseguiram ser mais vergonhosos fora do que dentro de campo. Após ofender o técinco Raymond Domenech durante o intervalo da partida contra o México, pela 2ª rodada, o atacante Nicolas Anelka ganhou a passagem de volta a Paris, gerando até boicote dos jogadores a um treino. E o clima lastimável não poderia culminar em outra coisa: derrota por 2x1 para a África do Sul e a eliminação na Copa do Mundo. Uma Copa que os franceses querem esquecer que existiu. Os sul-africanos, porém, não conseguiram evitar entrar para a história de uma forma negativa: pela 1ª vez, o país-sede é eliminado já na primeira fase.

Já a Azzurra não teve melancolia extra-campo. Deixou tudo para dentro das quatro linhas, mesmo. Os atuais campeões foram derrotados por 3x2 pela Eslováquia e terminaram em último lugar, sem vencer uma única partida. Foi a pior campanha da Itália na história dos Mundiais.

Já a Inglaterra conseguiu escapar por pouco de um destino semelhante. Não brilhou, mas venceu a Eslovênia por 1x0 e se garantiu nas oitavas. Quando essa partida terminou, ambas as equipes estavam classificadas. Porém, o jogo entre EUA x Argélia ainda não havia acabado. E, aos 45 do 2º tempo, Landon Donovan marcou 1x0, colocando os norte-americanos na segunda fase. Os eslovenos, que já comemoravam, ficaram perplexos diante da inacreditável eliminação.

Nos outros grupos, nada demais. Argentina, Alemanha, Holanda e Espanha confirmaram o primeiro lugar em seus respectivos grupos. No grupo G, Brasil e Portugal não saíram do 0x0, e os sul-americanos se garantiram em primeiro.

A África vai para as oitavas com apenas um representante, Gana, que perdeu para a Alemanha, mas assegurou-se no 2º lugar, graças a derrota da Sérvia diante da Austrália. A Nigéria, que tinha chances, empatou com a Coreia do Sul e foi eliminada. Os coreanos representarão a Ásia, assim como o Japão. Mas o grande destaque foi a América do Sul, que classificou todos os seus cinco representantes.

Agora são os mata-matas, com confrontos do nível de Alemanha x Inglaterra e Espanha x Portugal. Emoção não faltará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário