sábado, 22 de maio de 2010

Pela glória máxima




Neste sábado, Bayern de Munique e Internazionale de Milão entram em campo no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, em busca da taça da UEFA Champions League, a maior competição interclubes do mundo. O Bayern acaba de conquistar tanto o Campeonato Alemão quanto a Copa da Alemanha. E a Inter fez igual: venceu a Copa da Itália e abocanhou o inédito pentacampeonato italiano. Agora, alemães e italianos querem coroar a temporada com o troféu mais importante de todos.

Ambas as equipes começaram a atual temporada desacreditadas. Se, em setembro de 2009, quando o torneio teve o seu pontapé inicial, alguém dissesse que essa seria a final, pouca gente acreditaria.

O Bayern ficou no mesmo grupo de Juventus, Bordeaux e Maccabi Haifa. Viu a morte de perto, após derrota em casa para os franceses. Porém, uma histórica goleada por 4x1 sobre a Juve, em Turim, marcou a virada dos bávaros na temporada, que, depois disso, eliminaram os "azarões" de Fiorentina e Lyon, além dos favoritos do Manchester United.

A Inter também deu uma má impressão inicial, no empate em casa em 0x0 contra o Barcelona, quando foi taxada como um time covarde, que não teria coragem para enfrentar os grandes de igual para igual. Após ficar em segundo em seu grupo, deu o primeiro cala-boca nos críticos, ao eliminar o favorito Chelsea, nas oitavas de final. Depois, passou por CSKA e voltou a enfrentar o Barça, quando acabou com o sonho dos atuais campeões.

Na partida em Madri, a Inter busca seu 3º título europeu e sair de uma fila de 45 anos, enquanto o Bayern quer seu 5º título, para se igualar ao Liverpool como o terceiro maior vencedor da Champions League (Real Madrid com 9 títulos e Milan, com 7, são os "soberanos").

Bicampeão nas temporadas 1963/1964 e 1964/1965, a Inter voltou às decisões outras duas vezes antes de 2010. Na temporada 1966/1967, enfrentou os escoceses do Celtic, em Lisboa, e perdeu por 2x1. Em 1971/1972, foi derrotada pelo Ajax, em Roterdã, por 2x0. Ou seja, na atual temporada, saiu de um jeum de 38 anos sem chegar à final.

Em contrapartida, o Bayern vendo sendo mais presente. Tricampeão nos anos de 1974, 1975, 1976 (foi a última vez que alguém ganhou três taças seguidas), com uma equipe comandada por Franz Beckembauer e Gerd Müller, o Gigante da Baviera jogou outras quatro finais, antes de 2010. Em 1982, perdeu para o Aston Villa, em Roterdã, por 1x0. Em 1987, foi derrotado pelo Porto, em Viena, por 2x1. Em 1999, nova derrota, dessa vez para o Manchester United, em Barcelona, por 2x1, num jogo que vencia até os 43 minutos do segundo tempo, mas tomou o empate aos 44 e a virada aos 47. Dois anos depois, em 2001, jogou a decisão na casa do seu adversário deste sábado, no San Siro, em Milão. Empate em 1x1 contra o Valencia, com Oliver Kahn garantindo, nos pênaltis, o quarto título do clube alemão.

Agora, mais um novo capítulo se escreve. De um lado, Arjen Robben, Van Bommel, Mario Gomez e Tommas Müller. Do outro, Júlio César, Sneijder, Eto'o e Diego Milito. Bayern de Munique ou Internazionale, quem será o dono da Europa na temporada 2009/2010? Façam suas apostas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário