domingo, 30 de maio de 2010

O período pré-guerra

A Copa do Mundo 2010 está chegando. E, para já ir entrando no clima, vou começar hoje uma série de posts contando um pouco dos 18 mundiais já disputados até o momento. Começarei pelos três primeiros, disputados ainda antes da 2ª Guerra Mundial.

1930 - Uruguai

No final da década de 1920, a FIFA decidiu criar um campeonato mundial de seleções. Numa conferência realizada em Barcelona, em 1929, ficou decidido que o torneio seria realizado no Uruguai, maior potência futebolística do mundo na época, atual bicampeão olímpico e que ainda comemorava o centenário de sua independência, completado em 1928.

Aquele Mundial contou com 13 participantes: Uruguai, Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, EUA, Bolívia, Paraguai e apenas 4 europeus, que foram Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia.

Essa foi a única Copa do Mundo com apenas uma cidade-sede, que foi a capital Montevidéu.

O Brasil não passou da 1ª fase, e a final colocou frente-a-frente uma das maiores rivalidades do mundo: Uruguai x Argentina.

Disputada no estádio Centenário, inaugurado naquele ano, contou com um episódio curioso: como as duas equipes não concordaram com a bola a ser utilizada, jogariam cada tempo com uma bola. O 1º tempo, jogado com a bola argentina, terminou 2x1 para os donos "de la pelota". No 2º tempo, passou a ser usada a bola uruguaia. E o que aconteceu? Os anfitriões viraram para 4x2 e se tornaram os primeiros campeões mundiais da história.
Taça Jules Rimet: o objeto de desejo da época.

1934
- Itália


Quatro anos depois da sua 1ª edição, a Copa do Mundo estreiou em gramados europeus. E o país escolhido foi a Itália, na época, dominada pelo regime fascista. Foi também a 1ª vez que houve disputa das eliminatórias, que envolveram inclusive a squadra azzurra.

A fase final contou com 16 países jogando mata-matas. E o Brasil foi muito prejudicado por isso, pois atravessou o oceano para jogar uma única partida: perdeu para a Espanha por 3x1 e foi eliminado. O Uruguai não disputou essa Copa, sendo a única vez em que o atual campeão ficou de fora. Os uruguaios reclamavam de um boicote dos europeus em 1930 e, por isso, resolveram também boicotar a Copa na Europa.

A final foi entre Itália x Tchecoslováquia, com os anfitriões vencendo por 2x1, com um gol na prorrogação, e conquistando o primeiro de seus muitos títulos mundiais.

1938 - França

A 2ª Guerra Mundial começou em 1939. E a Copa de 1938, realizada na França, na época, sede da FIFA, já sentiu alguns respingos do que estava por vir. A Áustria, por exemplo, foi impedida de jogar o Mundial, pois fôra anexada pelos nazistas e teve de ceder seus jogadores à Alemanha.

Foi a 1ª vez que o país sede não foi campeão, com a França caindo já nas quartas-de-final, ao perder para a atual campeã Itália por 3x1. O Brasil foi o único representante sul-americano e, ao lado de Cuba, o único país de toda a América na Copa. Foi o primeiro grande mundial da Seleção Brasileira que, após vencer Polônia e Tchecoslováquia, caiu nas semifinais, diante da Azzurra, mas venceu a decisão do 3º lugar, contra a Suécia, por 4x2. E o Diamante Negro Leônidas da Silva foi o artilheiro, com 7 gols - embora há quem diga que marcou 8; mas ele próprio dizia ter feito sete.

Na final, a Itália enfrentou a Hungria, no estádio Olímpico de Colombes, nas cercanias de Paris. Com uma vitória por 4x2, a Azzurra se tornou o primeiro bicampeão mundial da história. Além da Itália, só o Brasil, em 1958 e 1962, ganhou duas Copas seguidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário