quinta-feira, 29 de abril de 2010

Quarta-feira gorda

Essa quarta-feira foi um prato cheio para os amantes do futebol. Liga dos Campeões, Copa Libertadores e Copa do Brasil, tudo em jogos decisivos.

Por questão de falta de tempo, só consegui assistir ao clássico europeu e basicamente o 2o tempo do duelo brasileiro pela Libertadores. Portanto, analisarei apenas os resultados das principais partidas.

Copa Libertadores:
Universitario 0x0 São Paulo:
No jogo em que Rogério Ceni completou 900 jogos com a camisa tricolor, o São Paulo não passou de um empate contra um adversário fraco. Dois destaques negativos: a expulsão de Richarlyson (que até tentou agredir o árbitro) e a apatia de Ricardo Gomes, que chegou ao ponto de tirar o centroavante para colocar mais um zagueiro. Isso porque o adversário é do há tempos decadente futebol peruano! Fico imaginando se enfrentasse um argentino...
Banfield 3x1 Internacional: Se tem um clube brasileiro que está em maus lençóis, esse é o Inter. Pela segunda vez em quatro dias, o Colorado perdeu por dois gols de diferença uma partida de ida (já havia perdido o primeiro Grenal da final do Gauchão por 2x0, em pleno Beira Rio). Muitos podem dizer que fazer 2x0 no Beira Rio será fácil, tendo em vista que o adversário não é dos mais tradicionais. Porém, por incrível que pareça, o Banfield é simplesmente o atual campeão argentino. Muito vai depender do Grenal de domingo. Se o Inter reverter a desvantagem, chegará com moral muito elevado para uma revanche parecida na Libertadores. Mas se, na mesma semana, perder uma decisão para o Grêmio e for eliminado da competição continental, um terremoto deve sacudir o lado vermelho de Porto Alegre.
Flamengo 1x0 Corinthians: Num 1o tempo em que o jogo foi "estragado" pelo gramado encharcado do Maracanã, o lance de maior destaque foi a expulsão do flamenguista Michael. No 2o tempo, com o gramado bem melhor, o que se esperava era que o Corinthians se aproveitasse da vantagem numérica. Porém, com um futebol sem imaginação, a equipe alvinegra acabou deixando o Flamengo crescer e, graças a um pênalti desnecessário de Moacir, a equipe carioca abriu o placar, após a conversão de Adriano. Depois disso, o Flamengo teve outras oportunidades de ampliar, mas a partida terminou mesmo no 1x0. Dos confrontos iniciados nessa quarta envolvendo brasileiros, este é sem dúvidas o mais indefinido.

Copa do Brasil:
Atlético-MG 3x2 Santos: O Santos vem dando show. Mas quem deu show nessa quarta pela Copa do Brasil foi Diego Tardelli, que marcou três gols e, por pouco, não complicou a vida do Peixe na Copa do Brasil. Os gols de Robinho e Edu Dracena não evitaram a derrota santista no Mineirão, mas deixaram a equipe da Baixada em boa situação. Basta um vitória por 1x0 ou 2x1 na Vila Belmiro para o Santos chegar às semifinais pela 3a vez na história. Lembrando que este provavelmente será o confronto entre o campeão paulista e o campeão mineiro.
Vitória 2x0 Vasco: O Vasco se complicou. Derrota por dois gols de diferença e sem gols na casa do adversário é sempre terrível na Copa do Brasil. Só para se ter uma noção da obrigação vascaína, agora a equipe carioca tem que vencer de goleada em São Januário, ou fazer 2x0 para tentar a sorte na decisão por pênaltis. E com a turbulência que o Vasco vem convivendo desde a perda da final da Taça Guanabara para o Botafogo, é difícil imaginarmos a equipe baiana fora das semifinais.

UEFA Champions League:
Barcelona 1x0 Internazionale: Uma decepção. Assim pode ser descrita a atuação da Inter no Camp Nou. Lembrou muito a estreia de ambas as equipes na atual edição da Champions League, um 0x0 no San Siro, ainda em setembro de 2009. A equipe italiana acovardou-se durante todo o jogo. O goleiro Victor Valdes foi mero espectador durante todos os 90 minutos. O português José Mourinho chegou ao ponto de tirar seus três jogadores mais ofensivos (Sneijder, Eto'o e Milito) para colocar mais jogadores de defesa ou volantes. O Barcelona não conseguiu furar a retranca a tempo. O gol só veio aos 39 do 2o tempo, com o zagueiro Piqué, em posição de impedimento. E, mesmo com muita insistência, os catalães não poderão realizar o desejo de conquistar a Europa jogando na casa do maior rival. O duelo que o Santiago Bernabéu presenciará será Internazionale x Bayern de Munique.

Jogos de quinta-feira:

Copa Libertadores:
Cruzeiro x Nacional: A equipe mineira terá parada dura pela frente. O Nacional é um clube de muita tradição. Tricampeão mundial, tricampeão da Libertadores e outras três vezes vice. Domina há tempos o futebol uruguaio e chegou às semifinais da Libertadores no ano passado, após eliminar o Palmeiras. Por tudo isso, o Cruzeiro tem de fazer o resultado hoje, perante sua torcida no Mineirão. O que não pode é deixar para resolver tudo no apertado estádio Parque Central, em Montevidéu. Mas, particularmente, acredito na Raposa.

Copa do Brasil:
Fluminense x Grêmio: No duelo de tricolores pela Copa do Brasil, difícil saber quem está mais animado. O Fluminense estreia o técnico Muricy Ramalho. Já o Grêmio vem simplesmente de uma vitória por 2x0 em um Grenal jogado no Beira Rio, que o deixou muito perto do título gaúcho. O Grêmio é favorito no confronto, mas, jogando em casa, o Flu tem a obrigação de fazer o resultado.
Palmeiras x Atlético-GO: Jogando em casa, a equipe alviverde tenta construir um resultado que lhe coloque bem perto das semifinais. Porém, o adversário vem animado. Ancioso pela reestreia na Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético está com o título goiano praticamente garantido, após golear o modesto Santa Helena por 4x0 no jogo de ida da final. E agora quer surpreender o Palmeiras. Mas, por mais que o Atlético seja agora uma equipe da 1a divisão nacional, a obrigação é verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário